Atividades
O projeto propôs um conjunto de atividades para um período de 3 anos, em que os participantes construíram 5 instalações artísticas, de média-grande dimensão, a partir de peças modulares, permitindo assim que as pudessem ir trabalhando ao longo do tempo. Tratou-se de uma metodologia flexível para integrar beneficiários com variadas dificuldades motoras e mentais, assente em ateliers de experimentação, de criação e de partilha de histórias.
As 5 instalações, colocadas ao longo do Parque Natural Litoral Norte, resultaram na construção de um roteiro, culminando num programa de visitas guiadas orientadas pelos próprios participantes. O projeto propôs ainda a apresentação de uma performance, desenvolvida pelos beneficiários, sobre a sua relação e envolvimento com as peças criadas.
Caminhadas pelo parque natural
Estímulo sensorial e criativo, servindo o propósito de estudar e selecionar as localizações das instalações;
Ateliês de experimentação e construção
Espaço de experimentação de técnicas, a partir de materiais naturais. Procura a descoberta de novas abordagens técnicas e estéticas. É proposto aos participantes o desenvolvimento de peças modulares, utilizando materiais naturais provenientes de plantas invasoras, estimulando a experimentação, a sensibilidade e a criação artística.
Ateliês de histórias e vivências
Estímulo emocional e de comunidade, servindo o propósito de ancorar os conceitos das instalações nas vidas e motivações dos beneficiários;
Campanhas de recolhas de materiais orgânicos e naturais
Recolhas de materiais a utilizar nos ateliês artísticos, promovendo a sensibilização para os problemas ambientais do parque natural litoral norte.
Ateliês de movimento físico/corporal
Estímulo motor e introdução à performance/dança, sobre a relação e envolvimento dos participantes com as peças desenvolvidas.
Visitas Guiadas
Envolvimento dos participantes na partilha com a comunidade do trabalho co-criado, promovendo a valorização pessoal.